next up previous
Next: Diretrizes para construir Up: Uma proposta para Previous: Uma proposta para

Introdução

A partir do documento de especificação de requisitos, que é a declaração oficial que descreve os objetivos que um produto deve satisfazer e o comportamento observável que o produto deve ter para preencher aqueles objetivos, outros documentos intermediários são produzidos durante o desenvolvimento de um sistema. Ao final do desenvolvimento do sistema, esses documentos deverão concordar com os desejos do usuário e o produto final. Assim, é importante que no processo de desenvolvimento, os requisitos sejam rastreados bidirecionalmente, para garantir que o sistema correto esteja sendo projetado e produzido. O rastreamento de requisitos é reconhecido como um importante pré-requisito para o desenvolvimento de sistemas com alta qualidade [13].

Na área de rastreamento existem várias propostas (vide, [12], [14]), produtos comerciais (vide, RTM [17]) e protótipos acadêmicos (vide, TOOR[11] e PRO-ART[12]). Gotel e Finkeltein [3,4,5] identificam e discutem a divisão de rastreamento de requisitos em : Pré e Pós-rastreamento. Pré-rastreamento refere-se a aqueles aspectos da vida de um requisito antes da sua inclusão na especificação de requisitos. Pós-rastreamento refere-se aqueles aspectos da vida de um requisito após sua inclusão no documento de especificação.

Na literatura não há um modelo amplo de quais informações deveriam ser capturadas e usadas como parte de um esquema de rastreamento. Tal carência de informação contribue para a inexistência de uma definição comum de rastreamento de requisitos e a proliferação de abordagens. Além disso, o rastreamento de requisitos é geralmente mal entendido, frequentemente mal aplicado, e apenas ocasionalmente feito corretamente [9].

O objetivo atual da nossa pesquisa é incorporar ao ambiente Multiview [1] o suporte do rastreamento de requisitos para integrar e associar os diferentes documentos, tarefas e atividades sociais dos agentes desenvolvedores (gerentes, analistas, projetistas e programadores) de um sistema. O novo ambiente visará fazer um gerenciamento de pré e pós rastreamento de requisitos e representação da informação. Essa informação poderá ser consultada por outras pessoas interessadas em saber porque um determinado projeto foi bem ou mal sucedido.

Este artigo apresenta e discute um conjunto de diretrizes para rastrear requisitos do processo de desenvolvimento e propoe um modelo conceitual baseado nessas diretrizes. A proposta está influenciada, entre outros, pelos trabalhos [2], [4], [5], [14] e [15], e pelas entrevistas feitas com diversos gerentes e desenvolvedores de software que participam dos cursos de especialização e extensão do Departamento de Informática da Universidade Federal de Pernambuco. Os objetivos deste trabalho foram:

  1. Identificar e discutir as diretrizes para construção de um modelo de rastreamento de informação;

  2. Desenvolver um modelo conceitual baseados nessas diretrizes;

  3. Identificar trabalhos futuros relacionados com a implementação do modelo.

Este artigo está estruturado como segue. A Seção 2 identificamos e discutimos as diretrizes para o desenvolvimento de um modelo de rastreamento, enquanto a Seção 3 apresenta o nosso modelo. Finalmente, as conclusões e futuros trabalhos são descritos na seção 4.



next up previous
Next: Diretrizes para construir Up: Uma proposta para Previous: Uma proposta para



Jaelson Brelaz de Castro
Wed Sep 30 16:15:48 EST 1998