next up previous
Next: Conclusão Up: Uma proposta para Previous: Diretrizes para construir

Proposta de um modelo para rastrear requisitos

 

Esta seção apresenta uma explicação breve do nosso modelo de rastreamento de informação baseado nas diretrizes discutidas na seção anterior. O modelo é composto das Figuras 1 2 e 3, descritos através da Técnica OMT. Para facilitar o entendimento das figuras, todas classes que representam conceitos relevantes do nosso universo foram desenhadas com bordas cheios e identificadas com um número.

 


:   Conceitos de Pré rastreamento

A parte superior esquerda do diagrama apresenta uma visão dos diferentes tipos de Documentos(1) e os relacionamentos entres eles. Estabelecemos uma relação entre os Documentos(1) e Estrutura do documento(2) para permitir a implementação de diferentes padrões de documentos existentes. Também apresentamos os Agentes(3) do processo de desenvolvimento e sua relação com os conceitos de Atividade(5) e Tarefas(6).

A Figura 2 apresenta uma visão mais detalhada dos Agentes(3). A parte central-direita do diagrama apresenta os Agentes(3) e seus relacionamentos com os conceitos de: documento(1) produzidos, Modelo(8) que representa diagramas da análises e projeto de um software, e com o Módulo(7) que é aplicado a programação e teste.

 


:   Relacionamento entre documentos e agentes

Na Figura 2, a parte inferior direita introduzimos o conceito de Módulo(7) e seus relacionamentos com os conceitos de Documento(1) e Requisito(4). A modelagem expressa que um módulo pode pode estar documentado em um ou vários documentos e que um módulo pode agrupar vários requisitos.

O modelo é concluído na Figura 3, que apresenta um relacionamento entre um Requisto(4) e Modelo(8) conceitual. A modelagem expressa que um sistema pode ser decomposto em sub-sistemas, que por sua vez, podem estar compostos de módulos.

 


:   Relacionamento entre requisito e modelo



Jaelson Brelaz de Castro
Wed Sep 30 16:15:48 EST 1998