next up previous
Next: ReferÍcias Up: Uma proposta para Previous: Proposta de um

Conclusão

 

A Engenharia de Requisitos possui várias áreas de atuação que incluem elicitação, validação e rastreamento de requisito. A nossa experiência e participações nos cursos de extensão e especialização do Departamento de Informática da UFPE, evidenciam um desconhecimento e pouco entendimento do uso e benefícios do rastreamento de requisitos. As razões são diversas: falta de treinamento, desconhecimento de melhores práticas da engenharia de software e requisitos, falta de verbas para compra de ferramentas adequadas ou exigência de um retorno imediato do investimento realizado.

Como em outras áreas de trabalho, rastreamento possui seus próprios problemas. Muitos padrões e artigos publicados não fornecem um modelo claro de quais informações deveriam ser capturadas e usadas como parte de um esquema de rastreamento. Neste contexto, as principais contribuções deste trabalho foram levantar, apresentar e discutir diretrizes para construção de um modelo de rastreamento de informação e sua construção baseado nas constribuções de [2], [3], [4], [7] e [14].

Trabalhos futuros estarão direcionados à extensão do modelo para tratar de questões relacionadas ao gerenciamento de evolução de requisitos[6], melhoria do processo de requisitos[8], avaliação do modelo com estudos de casos reais e estudos detatalhados do nível adequado da granularidade. Além disso, estudo dos mecanismos de filtragem [13] para manipulação e recuperação de informações relacionadas. Outro aspecto importante é a incorporação no modelo, de contribuções práticas de gerenciamento e elicitação de requisitos [16], como também padrões de qualidade do processo de desenvolvimento das áreas industrial e acadêmica.



Jaelson Brelaz de Castro
Wed Sep 30 16:15:48 EST 1998