Subject: comentarios para trecho do SECOMU (A Pos-Graduacao em Ciencias ...)
Date: Tue, 23 Jul 1996 22:11:43 -0300
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Comentarios para: A Pos-Graduacao em Ciencias e Tecnologia de Informacao no Brasil
Autor: Jose Augusto Suruagy Monteiro
Este comentario se refere ao trecho "Formacao Basica"

Partindo do principio de que "formacao basica eh aquilo que formado em uma pos-graduacao em ciencia da computacao nao pode deixar de saber" e que "precisa saber" nao implica necessariamente em "precisa saber em profundidade", gostaria de colocar em discussao uma estrutura modular para as disciplinas basicas de pos-graduacao.

Por estrutura modular, entenda-se que cada disciplina basicas seria decomposta em modulos, onde cada modulo cobriria uma area de computacao que o aluno precisaria conhecer.

Sugiro portanto que as disciplinas basicas de um curso de pos-graduacao em ciencia da computacao sejam em numero de tres e divididas nos seguintes modulos:

Deve ser observado que o principal aspecto desta proposta eh a divisao das disciplinas basicas em modulos. Tanto os nomes para as disciplinas, como os modulos que fazem parte de cada disciplina poderiam ser aprimorados. Poderiam ser incluidos, por exemplo, modulos para compiladores na disciplina de linguagens de programacao, analise de algoritmos, na de fundamentos teoricos e hardware design, na de hardware e software basico. Alunos que precisassem de um reforco em um dos modulos, poderiam cursar a disciplina relacionada da graduacao.

Mas por que uma estrutura modular para as disciplinas basicas? Disciplinas basicas de pos-graduacao se caracterizam por serem frequentadas por um numero de alunos muito mais elevado que as outras disciplinas, sendo por isso bem mais desgastante para o professor que a ministra (atencao a mais alunos, maior numero de trabalhos e provas para corrigir, etc). A divisao de disciplinas em modulos possibilita que a mesma seja dividida por mais de um professor, reduzindo com isso o desgaste. A vantagem para o aluno eh ele teria uma formacao basica mais abrangente (embora menos profunda) e a possibilidade de ter no primeiro semestre o contato com um maior numero de docentes, facilitando a escolha de seus orientadores.

Por que nao ter nao apenas tres, mas um numero grande de disciplinas basicas? Um problema que eu vejo nesta proposta eh a falta de uniformidade na formacao basica dos alunos. Fica dificil tambem comparar o desempenho dos alunos do programa, uma vez que professores diferentes utilizam criterios distintos para avaliar os alunos. Como seria decidido que alunos continuariam com bolsas ou teriam suas bolsas cortadas (por rendimento insuficiente)?

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Prof. Andre Carlos Ponce de Leon Ferreira de Carvalho
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